sábado, 23 de janeiro de 2016

Adaptação - identidade

Começamos a semana falando do projeto: "Quem sou eu? Quem é você?  e eu coloquei o primeiro dia de aula pois foi o pontapé do projeto, mas temos que continuar afinal são 3 meses de projeto. 
Aqui agora vou continuar esta semana com aulas de terça a sexta. 

Terça-feira - 23/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

1° Atividade:  Vamos até a Mini-Cidade.
2° Atividade: Na rodinha darei tampinhas de refrigerantes para eles brincarem... depois perguntarei se podemos usar essas mesmas tampinhas para contar?
Pedir que cada criança diga quantos anos têm e pegue a quantidade de tampinha. Ao ir pra mesa eles deverão realizar a atividade de colocar as velas no bolo e o numeral da idade.

Atividade: Eu tenho _____ anos.
 As crianças deverão recortar as velas que correspondem a sua idade e colar em cima do bolo.


Quarta-feira - 24/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas. 

1° Atividade:   
Quando falamos de Identidade, falamos do que cada um gosta de fazer, como cada um é. Então na rodinha pediremos que eles falem o que mais gostam de fazer... Podemos anotar no canson e cada criança poderá desenhar em um papel para colar ao lado.


2° Atividade:  Vamos fazer nossos combinados? Perguntar a eles o que eles acham que podemos fazer na escola e na sala e o que não podemos fazer.
Mostrar figuras no computador... e ir escrevendo com eles no canson.
(Já fiz um post só com os combinados).
Saída

Quinta-feira - 25/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Vamos levar as crianças para a quadra ou campo para brincar de bambolê. Dentro de cada bambolê colocaremos alguns nomes. Cada criança deverá procurar seu nome e ficar dentro do bambolê com seu nome na mão.
Contar e anotar com eles no campo quantos tem em cada bambolê.

1° Atividade:  Na sala vamos fazer o Caça-palavra (Nome na folha). 


Saída

Sexta-feira - 25/02

Rotina: Bom dia e boa tarde e músicas.

Na rodinha vamos colocar os nomes no meio no tapete. Pedirei um por um para que pegue seu nome e segure. Depois que todos pegarem pedir que eles falem a primeira letra do nome.

1° Atividade:  Será que eles conseguem achar agora a primeira letra do nome espalhada pela escola e nomeá-la.

E assim termina a semana. Espero que vocês gostem, pois foi feito com muito carinho. 

Luciana Sorriso


Lista de Material e Pagamento




Eu descobri que tenho TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo). Meu nome é organização e listas.
Como a lista de material das crianças é muito grande. Faço uma só, com alguns materiais de uso individual, conforme as crianças vão trazendo, vou dando baixa.

Lá na escola temos muitas festas e recebemos o dinheiro nas agendas, por isso, gosto de ter um controle de quem pagou e vai participar. Também fiz uma listinha para esse controle. (Risos).


Luciana Sorriso

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Chamadinha, Calendário e Quadro de Aniversário







Todo ano fico procurando coisinhas novas para enfeitar minha sala e aproveitar para trabalhar melhor com as crianças.
Esse ano vou fazer o quadro de aniversários com cupcakes, achei lindo!

Para a chamadinha, prefiro sempre o velho quadro de pregas pois fica fácil as crianças manusearem sem rasgar.

Para o calendário gostei desse modelo que tem os dias da semana, mês e dias. Uma ótima maneira de eles contarem até 30 ou 31 já que estamos com faixa etária de 4 anos. 

Luciana Sorriso


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Calendário e Chamada


Sou uma pessoa muito organizada, prefiro perder um tempo elaborando fichas, listas entre outras, para que na hora da aula eu possa trabalhar melhor, mas às vezes acho isso um defeito, pois sou um pouco metódica e algumas professoras que trabalham comigo tem dificuldade de me entender. Apesar que sempre estou disposta a ajudar, então tento explicar a elas que uma pessoa organizada vale por mil.

Vou postar agora um calendário que uso também como chamada. Aprendi com uma professora amiga Gabi, pois ele teve um problema com a aluna com Meningite e os Pais disseram que ela contraiu na escola, mas na chamada constava que naquele período dito pelos pais, a aluna não tinha frequentado a escola.

Vocês irão me perguntar por que não tem chamada na escola? Tem sim. Mas eu não gosto daquele tipo de chamada com pontinhos. Embaralha minha vista e é muito chato preencher. Então uso o calendário para anotar apenas as crianças que faltaram e depois passo para a chamadinha.


Aqui vai meu modelo. Espero que facilitem vocês.

Luciana Sorriso

Projetos: Ler é Viver





Já na Educação Infantil temos que estimular a leitura da criança, e o melhor a fazer é um adulto ler para ela,  na hora de dormir é um horário ótimo já que temos que dar preferencias pelas atividades mais calmas. 

Para incentivarmos mais ainda essa leitura, fazemos uma projeto leitura o "Ler é Viver" onde a criança escolhe um livro em sala de aula da sua faixa etária e leva para ler com os pais. E quando volta a criança tem que contar um pouco do livro, quem contou a história.  Em semanas intercaladas vai uma proposta diferente com desenho, ou sucata que tem a ver com o livro.


Ouvir histórias diariamente ou pelo menos algumas vezes por semana, faz a criança descobrir, comparar e  compreender o mundo em que está inserida.

No final do ano sempre fazemos um amigo de livro para incentivar mais ainda a leitura. 

Luciana Sorriso




quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Quarta Natureba






Nos primeiros anos de vida é muito importante começar a formação de hábitos alimentares. Nessa fase a diversificação é fundamental e essencial. A variedade sensorial relacionada à alimentação é que será explorada nos projetos e atividades e nas áreas de conhecimento.


Uma profusão de cheiros, cores, sabores; o bem-estar do corpo. Saúde para brincar, correr e pular. Alimentar-se bem é muito importante! O foco é justamente mostrar para as crianças que comer é uma experiência muito gostosa. Na escola as crianças sempre acabam experimentando muito mais as frutas, verduras e outras coisas pela facilidade de ver um amigo comer. E sem casa é importante os pais participarem e não apenas oferecendo para os filhos o prazer de experimentar, mas valorizando tudo que eles trarão da escola como fruto de suas próprias descobertas. 

Lá na escola fazemos o "Quarta natureba", onde é inserida nos conteúdos da semana uma receita ou lanche com coisas novas e saudáveis para as crianças. 

Dica: Fazer a criança participar do processo de elaboração dos alimentos é ótima brincadeira que culminará em uma gostosa refeição.  

Luciana Sorriso

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Projeto: Quem sou eu? Quem é você?



Sempre trabalhamos com projeto lá na escola e o primeiro do ano é sobre Identidade.  A maioria das atividades e planos que coloco aqui é para faixa etária de 4 anos.

Pontapé inicial do projeto.

Na entrada deixaremos uma caixa bem bonita fechada com laço de fita na sala. Observar a reação deles diante da caixa enquanto entrarem em sala. Conforme eles perguntarem, responderemos que alguém deixou, e que na rodinha vamos descobrir juntos. 












Depois, enquanto eles abrem a caixa deverão dizer o que acharão do que tem lá dentro sem que os outros descubram. Podemos perguntar se é bonito? Se eles gostam?
Com que letra começa isso que tem dentro da caixa?
(Sempre coloco duas atividades interligadas no dia de ficha.) 

1ª Atividade: Passar o dedo no nome com cola colorida na letra do nome de cada um. 


2° Atividade: Agora, já podemos desenhar nós mesmos no espelho? Cada criança deverá desenhar a si próprio com tinta no espelho e a professora carimba a folha para eles verem.



Luciana Sorriso



Combinados

Toda turma no começo do ano precisa de rotina e limites, então nada  melhor do que os Combinados da turma. 
Eu prefiro fazer isso com brincadeiras. Então que tal "Pique Cola"
Regras: Uma criança deverá pegar todas as outras e quem for pega só pode sair quando for descolado passando por baixo das pernas do amigo. 
Não Pode: Correr sem ser descolado pelo amigo. Nem só tocar o amigo, tem que passar por baixo das pernas. 
Depois na rodinha conversar com eles como foi a brincadeira, e o que podia e que não podia fazer. Aproveitar o gancho para dizer o que podemos fazer e o que não podemos fazer em sala de aula e na escola. 
Listar com eles:
  • Não pode bater/ empurrar / brigar com os  amigos.
  • Não pode rabiscar a mesa e nem as cadeiras.
  • Não pode falar bobeira.
  • Não jogar lixo no chão.
  • Não sair da sala sem permissão.

  • Pedir sempre obrigada  /por favor / com licença.
  • Respeitar os professores e amigos.
  • Manter a sala organizada.
  • Manter os brinquedos arrumados depois da brincadeira.
  • Fazer as atividades com capricho.
  • Guardar seus pertences.
Eu gosto muito dos combinados do site Gente Miúda.

Tem outro abaixo com figuras também.

 Luciana Sorriso


Início do Blog





Aqui vou compartilhar um pouco das minhas aulas. Amo fazer planejamento e pesquisar na internet é sempre muito bom, principalmente quando se tem o conteúdo que precisa para mais uma aula de educação infantil.
Na educação infantil precisa de muitas atividades lúdicas e diferentes e também fichas. 
Cada vez que um ano novo começa, sempre ficamos empolgados e assim mais uma vez descobri que minha vocação é lecionar. 

Passar o conhecimento através das minhas aulas.

Luciana Sorriso

Adaptação



Na rodinha sempre conversamos sobre as férias. Uma história bem legal é do Diogo e Olivia dois amigos da mesma idade que foram passar as férias juntos. Segue baixo o link da história. 

http://pt.slideshare.net/claudiajcp/livro-para-educao-infantil-diogo-e-olivia


Sempre questionar as crianças e deixar eles falarem à vontade. 
Quem gostou da história?
O que vocês fizeram nas férias de vocês?
Como foram e com quem?
Depois pedir para fazer um desenho bem legal das férias. Essa atividade logo no primeiro dia é bom para observar o grafismo das crianças, se usam cores, formas geométricas, se fazem garatujas ou desenhos complexos. 
"Cada criança é única e a adaptação escolar deve ser respeitada" (Simone Helen).

Luciana Sorriso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...